22 de agosto de 2019

Sesc abre inscrições para oficina de escrita para mulheres em Arapiraca

Ministrada pela professora e poeta Nina Rizzi, o evento acontecerá entre os dias 9 e 13 de setembro

Em 1929, Virginia Woolf escreveu “uma mulher precisa ter dinheiro e um teto todo seu, um espaço próprio, se quiser escrever ficção”. Uma pesquisa publicada em 2018 pela Unicamp e coordenada pela professora Regina Delcastagnè revela que, no Brasil, apenas 29,4% dos livros publicados são escritos por mulheres. Hoje, a realidade das escritoras é bem melhor que no tempo de Woolf, mas os dados mostram que ainda é necessário muito avanço no cenário literário.

Pensando em fomentar o talento de novas autoras e fortalecer a cena literária local, o Sesc abre inscrições para a próxima oficina gratuita do Arte da Palavra. Integrando a programação do 2° Circuito de Criação Literária, o Laboratório de Escrita Criativa para Mulheres Cis e Trans será ofertado pela poeta Nina Rizzi, na unidade Sesc Arapiraca, entre os dias 9 e 13 de setembro.

A oficina partirá de leituras de vários textos de autoria feminina até culminar na produção de escritos das participantes. O objetivo é estimular a produção, discussão e declamação desses textos literários.

SOBRE AS AULAS

As aulas serão realizadas de 9 a 13 de setembro, das 18h às 22h, na Biblioteca Central do Sesc Arapiraca. No final da oficina será emitido certificado para quem obtiver 75% de aproveitamento. Serão disponibilizadas 20 vagas para a oficina. Poderá haver uma lista de espera de até 10 mulheres.

COMO SE INSCREVER

As interessadas devem preencher o formulário on-line disponível no link (até 01/09/2019, domingo, às 23h59). A lista com as selecionadas será divulgada (até 04/09/2019, quarta-feira, 18h) no site do Sesc. As selecionadas também serão informadas por e-mail e telefone até o dia 06/09/2019, sexta-feira.

SOBRE A AUTORA

Nina Rizzi é poeta, tradutora, pesquisadora e professora; promove Laboratórios de Escrita Criativa para Mulheres. Autora de tambores pra n’zinga (poesia, Orpheu/ Ed. Multifoco, 2012), A Duração do Deserto (poesia, Ed. Patuá, 2014), geografia dos ossos (poesia, Douda Correria, Portugal), quando vieres ver um banzo cor de fogo (poesia, Ed. Patuá, 2017), e sereia no copo d’água (poesia, no prelo). Coedita a Revista escamandro – poesia tradução crítica.

 

SERVIÇO

– Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Criação Literária.

– Quem: Nina Rizzi

– Local: Biblioteca Central, Sesc Arapiraca, Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges,

Arapiraca/AL.

– Data: 09 a 13/09/2019.

– Horário: 18h às 22h.

– Vagas: até 20 mulheres.

– Inscrições on-line disponível no link (até 01/09/2019, domingo,

23h59.).

– GRATUITA.