9 de julho de 2019

Mostra ‘20 anos da Exposição Olhar Alagoas: Arte Contemporânea na Pinacoteca da Ufal’ será exposta no Sesc Arapiraca

Aberta à visitação de 11 de julho a 27 de setembro

Com o objetivo de celebrar os 20 anos da exposição Olhar Alagoas, o Sesc e a Pinacoteca Universitária levam para Arapiraca a mostra ‘20 anos da Exposição Olhar Alagoas: Arte Contemporânea na Pinacoteca da Ufal’. O projeto conta com obras doadas por artistas que participaram da mostra inaugural da Pinacoteca, em 1999. A abertura da exposição acontece na Galeria de artes da Unidade Sesc Arapiraca, na quinta-feira (11), às 19h, e ficará em cartaz até 27 de setembro.

Vão estar expostas 14 obras, que fazem parte do acervo da Pinacoteca, produzidas em 1999 pelos artistas: Bárbara Lessa, Eva Le Campion, Fernando Honaiser, Kalinka Bueno, Lula Nogueira, Marcos Aurélio, Rosa Maria Piatti, Reinaldo Lessa e Rosivaldo Reis.

As 14 obras doadas pelos artistas, ao final da exposição “Olhar Alagoas: Arte Contemporânea”, apresentam técnicas como: escultura, pintura, desenho, colagem – separadamente ou todas juntas – nas quais foram utilizados materiais diversos como: madeira, argamassa, cerâmica, fantasias de carnaval, carpete, lona, manta, bonecos de plástico, vidro, além da tradicional tela de algodão em formatos diferenciados; com uma paleta de cores marcantes que se misturam, resultando em obras de média e grande dimensões, todas produzidas em 1999 por artistas experientes ou em início de carreira, que contribuíram para a dinâmica da produção artística em Alagoas no final do milênio.

 

Num projeto inédito, a Pinacoteca da Ufal apresenta pela primeira vez seu acervo em outra cidade. A parceria entre a Ufal e o Sesc Alagoas, duas instituições que trabalham para o desenvolvimento social do Estado, vai permitir a difusão do acervo e a aproximação do público com obras que representam o patrimônio artístico e cultural de Alagoas, proporcionando ações que fomentam arte, educação e cultura, além de contribuir para uma reflexão crítica sobre as artes visuais e suas relações com a sociedade.

 

A exposição está estruturada para atender, além dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes, alunos de escolas e comunidade universitária e o público em geral. O horário de funcionamento será das 12h às 18h (segunda, quarta e sexta), e das 9h às 18h (terça e quinta).

 

SERVIÇO

Mostra 20 Anos da Exposição Olhar Alagoas: Arte Contemporânea na Pinacoteca da Ufal

Data: 11 de julho a 27 setembro

Hora: Segunda, quarta e sexta, das 12h às 18h, e terça e quinta, das 9h às 18h.

Local: Galeria do Sesc Arapiraca, na Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges, Arapiraca-AL

Entrada gratuita