12 de julho de 2012

Cine SESC Arapiraca apresenta a Mostra Decálogo com filmes de Krzysztof Kieslowski

O projeto Cine SESC apresenta no período de 16 a 20 de julho das 15h às 18h, na unidade SESC Arapiraca, uma mostra de filmes do diretor polonês Krzysztof Kieślowski, com exibições gratuitas.

Realizado para a televisão polonesa em 1989, Decálogo é um conjunto de filmes inspirados nos Dez Mandamentos. Ambientadas no mesmo condomínio de Varsóvia, a capital da Polônia, as histórias ilustram conflitos morais e dramas familiares.

Vencedor do Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cinema de Veneza, Decálogo consagrou internacionalmente Kieślowski.

Confiram a programação completa da mostra:
DIA 16/07

Decálogo I: Amarás a Deus sobre todas as coisas (53 min.)
Decálogo II: Não tomarás o santo nome de Deus em vão (57 min.)
Direção: Krzysztof Kieślowski
Classificação: 16 anos


O primeiro episódio trata das emoções a que o ser humano está exposto durante sua passagem pela Terra. Neste, um professor universitário que acredita na razão e nas forças das leis da ciência, convive com seu filho de 10 anos, dividido entre a crença científica paterna e a fé religiosa de uma tia.

No segundo episódio, uma mulher engravida de seu amante e resolve abortar, caso seu marido, gravemente enfermo, se recupere. Uma reflexão profunda sobre morte e uma nova vida, quando elas conflitam entre si, e a visão do grande diretor polonês.

DIA 17/07

Decálogo III: Guardarás domingos e festas sagradas (56 min.)
Decálogo IV: Honrarás ao pai e à mãe (56 min.)
Direção: Krzysztof Kieślowski
Classificação: 16 anos


No terceiro episódio, para procurar seu marido, desaparecido durante a véspera do Natal, uma mulher pede ajuda a um antigo amante, relembrando, durante o encontro, o relacionamento tumultuado que tiveram no passado.

No quarto episódio, o relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos sofre alterações quando esta descobre, por meio de cartas escritas pela mãe, que ele não é seu verdadeiro pai.

DIA 18/07

Decálogo V: Não matarás (57 min.)
Decálogo VI: Não pecarás contra a castidade (58 min.)
Direção: Krzysztof Kieślowski
Classificação: 16 anos

No quinto episódio, um crime ocorrido em Varsóvia une três personagens: um desocupado, um taxista e um advogado em início de carreira. Episódio que deu origem, posteriormente, ao longa Não Matarás.

No sexto episódio, um jovem tímido declara seu amor a uma vizinha e fica decepcionado ao descobrir que ela encara com extrema liberdade uma possível relação entre eles. Foi posteriormente transformado no longa Não amarás.

DIA 19/07

Decálogo VII: Não roubarás (55 min.)
Decálogo VIII: Não levantarás falso testemunho (55 min.)
Direção: Krzysztof Kieślowski
Classificação: 16 anos

No sétimo episódio, uma garota entrega sua filha para a avó criar, e se passa por sua irmã. Quando a criança está com 6 anos, a verdadeira mãe resolve aproximar-se, levantando antigas mágoas entre as duas mulheres.

No oitavo episódio, uma pesquisadora judia encontra-se com uma professora de Ética da universidade que, há 45 anos, negara-lhe ajuda durante a Segunda Guerra Mundial, pois sendo católica, não podia cometer falso testemunho.


DIA 20/07

Decálogo IX: Não desejarás a mulher do próximo (58 min.)
Decálogo X: Não desejarás os bens do próximo (57 min.)
Direção: Krzysztof Kieślowski
Classificação: 16 anos

No nono episódio, ao descobrir que o marido é impotente, mulher envolve-se co um jovem amante, criando uma situação conflituosa para si e seu marido.

No décimo episódio, com a morte de um filatelista que em vida mal se dedicava a sustentar a família, uma verdadeira fortuna em selos é descoberta. Seus dois filhos são obrigados a tomar medidas de segurança para proteger a inesperada herança.

SERVIÇO
Mostra Decálogo com filmes de Krzysztof Kieślowski
Local: SESC Arapiraca
Período: de 16 a 20 de julho
Horário: das 15h às 18h
Mais informações: (82) 3482-2400

12 de julho de 2012