14 de março de 2012

Fecom propõe oportunidades de negócios

Encontro marcado para parcerias de sucesso. É o que propõe o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFEPD com a realização da Feira do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOM) entre os dias 25 a 27 de maio, no Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. As informações sobre a FECOM foram apresentadas hoje (14) para a imprensa durante um café da manhã, no restaurante do Senac, no bairro do Poço.


Empresários do setor representados pela Fecomércio vão expor seus produtos, vendê-los e ter a oportunidade de ampliar os negócios a partir de contatos para atender a demanda das indústrias locais. A proposta é lançar um novo conceito de feira, ou seja, ir além das negociações durante o evento.

Entre os objetivos da FECOM está o de promover um ambiente diferenciado de negócios para as Micro e Empresas de Pequeno Porte (EPP’s); disseminar os produtos e serviços do comércio local à sociedade alagoana; fomentar a economia local; estimular a qualificação de empresas fornecedoras e prestadoras de serviços das indústrias alagoanas; oportunizar rodadas de negócios e exposições; incentivar o empreendedorismo e aumentar o índice da atividade econômica de Alagoas.

O planejamento da FECOM prevê exposição de produtos e serviços, rodadas de negociações (indústria/comércio), oficinas, soluções corporativas, inovação com e-commerce, Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL-TI), por meio de palestras proferidas por profissionais de renome estadual e nacional. Além de atrações culturais, espaço gastronômico capacitações técnicas e gerenciais.

Todo o conceito desenvolvido para se chegar à logomarca da FECOM também foi abordado. Pessoas de mãos dadas que remete cooperação, parceria e interação. O mapa que demarca o
território. O quebra-cabeça se refere à solução e ao complemento. E o gráfico se reporta a desenvolvimento e crescimento.

O público-alvo da FECOM são empresas e empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, indústrias, além de outros segmentos, clientes (pessoas físicas), entidades representativas (sindicatos, associações e cooperativas); turistas em visita a Alagoas, imprensa e a sociedade alagoana em geral.

Durante a apresentação, o assessor da presidência do Sistema Fecomércio, Diego Gaia, comentou que há cinco anos, apenas 2% dos fornecedores da Petrobras eram de Alagoas. Com o projeto para qualificação de fornecedores encabeçado pelo Sebrae houve um avanço e o número de fornecedores locais aumentou para 10%. Com isso, mais de cem empresas já foram beneficiadas.


PARCERIAS
A FECOM tem como patrocinadores a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Sebrae/AL, Petrobras, FIEA, Algás, Governo do Estado de Alagoas, Governo Federal (Caixa Econômica Federal), Secretaria de Estado do Turismo, Braskem, Qualicorp, Certisign, BNB e Sicoob.

O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Maceió, Grafmaques, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Alagoas, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, FGV, BNDES, Aliança Comercial, Abrasel e Pindorma. Acesse: www.fecom-al.com.br