17 de novembro de 2011

Sesc apresenta arte do Mestre Nelson Rosa

            O Sesc Alagoas por meio do Trabalho Social com Idosos (TSI), desenvolve todas as quartas-feiras atividades voltadas ao lazer, cultura e bem-estar para a pessoa idosa.

            Nesta quarta-feira (16), foi realizada uma ação cultural que reuniu idosos que participam do grupo de convivência do SESC Poço, e que contou com a participação do talentoso poeta popular e inspirado embolador, mais conhecido como mestre Nelson Rosa. Essa ação faz parte do Projeto Mapeamento da Literatura Oral em Alagoas, iniciado no ano passado através da Coordenação de Cultura do Sesc Alagoas. 

            No centro recreativo Sesc Poço, local da atividade, seu Nelson Rosa mostrou um pouco do seu dom, apresentando em versos a poesia regional. Em seguida trouxe ao palco o cântico de trabalho das Destaladeiras de Fumo do município de Arapiraca – o grupo já esteve presente em diversos encontros culturais pela região nordeste, representado o legado tradicional do folclore local, que é passado de geração a geração.

            Outra atração que marcou o encerramento da programação promovida pelo TSI, foi grupo de coco de roda mirim de Arapiraca, que conduzido pelo mestre, contagiou o público com suas pisadas empolgantes e passos ritmados.


BIOGRAFIA
Nelson Vicente Rosa nasceu no dia 18 de dezembro de 1933, em Arapiraca/AL. É mestre de coco de roda, título recebido em 13 de Maio de 2005, como patrimônio vivo, da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas. Coordena, desde 1990, o grupo das Destaladeiras de Fuma de Arapiraca, que reúne senhoras cantadeiras. Já se apresentou em cidades como São Paulo e Brasília, e esteve em gravações de CD´S e DVD´S, consolidando assim a transmissão dos folguedos populares as futuras gerações.