9 de novembro de 2011

16º Ciclo Sesc de Palestra: evento surpreende organizadores

            Sem dúvida uma das melhores edições realizadas pelo Sesc Alagoas. Assim pode ser definido o 16º Ciclo de Palestras Vivências para o Idoso. A programação realizada no período de 08 a 11 de novembro foi diversificada e ofereceu: palestras, cursos, atividades integrativas, vivências, oficinas, almoços seguidos de shows dançantes, exposição de trabalhos artesanais, show artístico, e painel fotográfico que reatratou as inúmeras atividades promovidas pelo Sesc Alagoas para a pessoa idosa.

            A ação desenvolvida pela Coordenação de Assistência, iniciou no dia 08 de novembro com a realização de um Minicurso de Capacitação ministrado por duas profissionais consideradas uma referência nacional quanto a questão do idoso: a presidente da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a psicóloga, Drª, Lígia Py e a representante Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a professora, Sandra Mallet. Uma atividade que atraiu um grande número de participantes entre profissionais e estudantes que atuam com assistência a idosos. 

            Com o tema “Envelhecimento e Direitos: avanços e desafios na sociedade contemporânea”, o evento foi aberto oficialmente, na quarta-feira (09), no espaço recreativo e cultural do Sesc Poço, pelo diretor regional, Willys Carlos Albuquerque. Para ele, o Sesc segue na missão de há 27 anos promover uma melhor qualidade de vida para os idosos. “Esse é um compromisso permanente. E essa edição na verdade consolida todo o empenho do Sesc em disponibilizar um trabalho que realmente atenda os interesses da pessoa idosa”, destacou.

            O gerente da Fundação de Seguridade Social (GEAP), Pátroclus Quintela, também esteve presente ao evento, onde falou da importância da operadora, em estar apoiando mais uma edição do cilclo de palestras. “Somos parceiros do Sesc há mais de 08 anos. Para nós que fazemos a GEAP é uma satisfação, pois consideramos fundamental a forma como contribui para ações de prevenção e promoção da saúde para a população”, disse.
Ainda no dia 09, aconteceu a palestrass da professora, Sandra Mallet, com o tema: “Ações para efetivação dos direitos da pessoa idosa, quanto à promoção, proteção e defesa”. A programação seguiu com almoço, show do cantor Alysson Cunha e Quarteto apresentação da banda da polícia militar de Alagoas, e atividades físicas e recreativas. 

            Teve também a palestra “Tempo de Envelhecer: percursos e dimensões psicossociais”, apresentada pela Drª, Lígia Py. Para ela, o trabalho do Sesc com o idoso é algo pioneiro no Brasil. “O grande marco do Sesc foi ter investido na capacitação de sua equipe técnica para oferecer uma assistência de qualidade ao idoso, transformando-os em protagonistas do seu processo de envelhecimento, servindo de exemplo para os jovens”, ressaltou. 

SESC GUAXUMA
            Na quinta-feira (10), o 16º Ciclo Sesc de Palestras e Vivências para o Idoso, reuniu idosos da capital e também de vários municípios alagoanos, no Sesc Guaxuma onde participaram: de dinâmicas de integração (“Elastecendo a Vida” com a equipe da Coordenação de Esporte e Recreação do Sesc-AL), de almoço seguido de show dançante, e da mostra de talentos (apresentações artísticas do grupo de convivência). Na sexta-feira (11), data do encerramento das atividades foi marcada por muita alegria, com show especial no Sesc Guaxuma, do cantor Richy Vallen, uma das mais belas vozes da MPB, destaque do programa Raul Gil.