12 de março de 2009

Chás

Bebida milenar, atrai cada vez mais consumidores por suas propriedades, aroma e sabor. O uso do chá aparece em várias culturas, é preservado através de gerações. Hoje, é a bebida mais consumida no mundo, logo depois da água. Ao longo dos últimos anos, os estudos em torno desta bebida têm-se multiplicado e os benefícios para a saúde também, graças aos seus poderosos antioxidantes, o chá traz inúmeras vantagens para a saúde física e mental.

Vejamos alguns tipos de chás e as suas indicações:

Chá Verde:

A mesma planta (Camellia sinensis) origina o chá preto, verde e branco. Estes, diferem no modo de processamento a que são sujeitos, o que modifica a cor das suas folhas, aroma, sabor e quantidade de antioxidantes presentes. O chá preto é o mais processado e, embora mantenha muitas qualidades benéficas para a saúde, tem menos poderes antioxidantes do que o chá verde, este preserva mais os bioflavonóides, polifenóis e catequina, substâncias que combatem o envelhecimento precoce e podem prevenir doenças. Em sua produção, as folhas frescas são rapidamente tratadas no vapor, inibindo o processo de fermentação. Apresenta sabor amargo.
São muitos os benefícios para a saúde que o consumo regular desse chá pode trazer, dentre eles:

• Prevenção do câncer;
• Redução do processo de envelhecimento;
• Diminuição dos níveis de colesterol e prevenção de doenças do coração;
• Auxilia a perda de peso;
• Ativação da imunidade;
• Efeito desintoxicante.

Modo de fazer:

Ponha 1 litro de água potável para ferver, apague o fogo logo que iniciar a fervura, acrescente 2 colheres de sopa de folhas picadas, abafe e deixe descansar por 2 a 3 minutos.

Dica:

Pode – se disfarçar o sabor amargo, combinando – o com erva-doce, cidreira, hortelã, etc, sem perder suas propriedades.

Chá Branco:

Ainda não é possível comprovar a superioridade de chá branco comparado ao chá verde. É possível que, por ser obtido a partir de brotos muito novos, suas propriedades fiquem mais concentradas já que, nesta fase apresentam uma hiperconcentração de polifenóis (antioxidantes) e de catequinas. O chá branco é menos processado que o verde e apresenta um sabor mais doce e suave. Os benefícios, no entanto, continuam como os do chá verde. Prepara – se do mesmo modo que o chá verde.