Alagoas
Twitter Facebook

Você está aqui: SESC ALAGOAS

HISTÓRICO

SESC Alagoas: compromisso com o bem-estar social

A história do SESC Alagoas traduz o empenho e o compromisso do empresário do comércio na garantia do bem estar social do comerciário e seus dependentes. Às 21 horas do dia 10 de março de 1948, no número 78 da Praça Montepio dos Artistas, no bairro do Centro, em Maceió, AL, reuniram-se os empresários Vicente Gerbase, presidente da Federação do Comércio do Estado de Alagoas; Sebastião Marinho Muniz Falcão, representante do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio; Carlos Ramires Basto, Edson dos Santos Bernardes, Antônio Gerbase Filho, Argeu de Souza Pimentel e Agenor Ferreira Prazeres. A reunião foi a primeira do Conselho Regional do SESC em Alagoas, quando ocorreu a posse de Vicente Gerbase na presidência do Conselho e de Carlos Ramires Basto na direção do Departamento Regional do SESC Alagoas.

Em 1948 e 1949 o SESC Alagoas atuou com uma unidade operacional e encarregou-se de diversos serviços, como assistência à maternidade e ao parto, assistência à infância, combate à tuberculose, assistência médica, assistência laboratorial, odontológica, farmacêutica, alimentar e jurídica, além de ações recreativas.

Em 8 de maio de 1957, quando o Conselho Regional era presidido por Roberto Sarmento de Castro, aconteceu a inauguração do Centro SESC-SENAC Brasílio Machado Netto, localizado à rua Pedro Paulino, 40, Poço. A nova sede marcava também o começo de um novo tempo nas entidades, com a aprovação de um Plano de Articulação de Atividades SESC-SENAC, com atividades de orientação pedagógica, biblioteca, merenda escolar, assistência médica e odontológica, cinema educativo, serviço de emprego, cursos de arte culinária, de corte e costura, de enfermagem do lar e recreação infantil.

A cada ano, crescia o número de comerciários que se matriculavam no SESC, o que evidenciava a importância das ações realizadas pela entidade. Em 1966, o regional realizou um trabalho social visando despertar em todos comerciários sua participação efetiva na vida comunitária. Entre as atividades de grupo, foram desenvolvidas as associativas, desportivas, recreativas, culturais, de aperfeiçoamento, bandeirantismo, escotismo e recuperação psicossomática.

Hoje, o SESC Alagoas faz parte, efetivamente, da vida social e cultural dos comerciários alagoanos e da sociedade de um modo geral, com ações que buscam garantir melhor qualidade de vida e bem estar.

O SESC Alagoas está presente em Maceió e em três outras cidades alagoanas. Na capital, são quatro unidades: Poço, Guaxuma, Centro e Jaraguá, além da unidade móvel Bibliosesc, que percorre bairros da capital. No interior, o SESC está presente em Arapiraca, Palmeira dos Índios e em Teotônio Vilela, com unidades do Centro Educacional SESC Ler, além da unidade móvel de odontologia, o Odontosesc.

A unidade SESC de Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas, foi inaugurada no dia 27 de novembro de 2009, no bairro Santa Edwiges. A cidade ainda sedia uma unidade do Mesa Brasil SESC, que atende instituições sociais locais e de cidades vizinhas.

POÇO: (82) 2123-2440 ou 0800 284 2440 GUAXUMA: (82)2123-2800
CENTRO: (82) 3201-1350 JARAGUÁ: (82) 3221-1042 ARAPIRACA: (82) 3482-2400
id5 soluções web