Alagoas
Twitter Facebook

LINGUAGENS ARTÍSTICAS

Não é fácil definir a palavra cultura. E essa dificuldade reside, justamente, na amplitude do conceito. Conjunto das estruturas sociais, religiosas e das manifestações intelectuais e artísticas, a cultura é o mais importante elemento de identidade de um povo, sendo por isso imprescindível para sua sobrevivência.

O SESC compreende a arte como meio de expressão essencial aos seres humanos. Por isso, em cada linguagem artística, desenvolve projetos que primam pela formação de platéia, o ineditismo, a originalidade, a liberdade autoral e o intercâmbio de informações.

Todos os projetos são criados e desenvolvidos a partir de cinco linguagens artísticas, organizadas em centros:

1. Centro de Difusão e Realizações Audiovisuais (CDRA):

Tem como objetivo proporcionar a crianças, adolescentes e adultos o acesso a obras cinematográficas, preferencialmente aquelas que não circulam nas salas de exibições comerciais, produzidas em Alagoas, em outros estados do Brasil e em outros países, visando despertar a sensibilidade dos sentidos através do cinema.

Entre seus projetos, destaca-se o Mês do Cinema, o Meio-dia de Graça (exibições temáticas e semanais de filmes), A Escola vai ao Cinema (projeto que integra cinema e escolas), mostras temáticas e oficinas realizadas sistematicamente e o projeto Cine SESC Interior, que tem garantido a exibição de filmes nas unidades do SESC Ler de Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela.

2. Centro de Difusão e Realizações Cênicas (CDRC):

Propõe-se a realizar uma programação sistemática de ações em desenvolvimento (oficinas, palestras, mesas redondas etc) e apresentações artísticas, na área de artes cênicas, tendo como objetivo principal o intercâmbio e a reciclagem dos artistas locais e a formação de platéia.

Seus principais projetos são o Aldeia SESC Guerreiros das Alagoas (uma mostra que incentiva a produção local em artes cênicas), o Gesto (Grupo de Estudos Teatrais Orientados – uma ação voltada ao desenvolvimento contínuo da atividade teatral) e os projetos nacionais Dramaturgia: Leituras em Cena e Palco Giratório – Circuito Nacional de Teatro e Dança, o primeiro com oficinas e leituras e o segundo com palestras, debates, oficinas e apresentação de espetáculos.

3. Centro de Difusão e Realizações Literárias (CDRL):

Fomenta o contato da comunidade com a literatura, no que se refere à produção de poesias, contos, romances e literatura infantil e infanto-juvenil produzidos no Brasil, destacando a produção literária alagoana. Promove o surgimento de novos escritores, especialmente poetas, contistas e romancistas.

Os principais projetos desenvolvidos em literatura são a Jornada SESC de Literatura, a parceria com a Bienal do Livro e a Trupe Gogó da Ema de Contadores de Histórias, que vem realizando, a partir da oralidade, um papel importante no incentivo à leitura.

4. Centro de Difusão e Realizações Musicais (CDRM):

Objetiva atuar na educação musical da comunidade, promovendo encontros, seminários, cursos, oficinas, banco de partituras, concertos didáticos e apresentações artísticas na capital e no interior de Alagoas.

Além do projeto Sonora Brasil (circuito nacional de música), do Quartas Musicais e dos concertos didáticos, o SESC Alagoas realiza, desde 1998, o Femusesc, mostra de música criada para incentivar e valorizar a produção musical local. O projeto Circulação SESC de Música Alagoana, um desdobramento do Femusesc, tem garantido que os selecionados para a mostra circulem, com seu repertório autoral, nas maiores cidades do interior alagoano.

5. Centro de Difusão e Realizações Visuais (CDRV):

Dedica-se a sistematizar estudos, palestras e cursos de continuidade e aperfeiçoamento das exposições na Galeria SESC e das ações itinerantes no interior da Alagoas, visando a criação de um fórum permanente de pesquisa e diálogos sobre artes visuais e garantindo o acesso de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Soma-se à realização anual de diversas exposições (individuais e coletivas), na Galeria SESC (Sesc Centro), em Maceió, o Ateliê SESC Aberto à Comunidade, que viabiliza o acesso de crianças, adolescentes e adultos de baixa renda à atividade artística, através de oficinas com artistas plásticos alagoanos, ministradas em seus próprios ateliês.

SESC Centro: unidade voltada à cultura

Localizada no Centro de Maceió (Rua Barão de Alagoas, 229), a unidade SESC Centro foi inaugurada em 1997 e ocupa um casarão histórico, restaurado, modernizado, mas do qual foram preservadas as características originais.

Com quatro andares, as instalações da unidade estão voltadas às ações culturais realizadas pelo SESC: Galeria SESC, Teatro SESC Jofre Soares (com capacidade para 120 pessoas), sala de leitura, sala de música, fonoteca e estúdio de gravação, além de um restaurante que funciona diariamente e atende comerciários e um bar panorâmico, de onde se avista os telhados das construções da região.

POÇO: (82) 2123-2440 ou 0800 284 2440 GUAXUMA: (82)2123-2800
CENTRO: (82) 3326-3133 JARAGUÁ: (82) 3221-1042 ARAPIRACA: (82) 3482-2400
id5 soluções web