Alagoas
Twitter Facebook

MESA BRASIL

Uma rede nacional de solidariedade contra o desperdício, o programa de segurança alimentar Mesa Brasil SESC busca onde há excesso e entrega onde há falta.

Implantado em Alagoas em 2003, beneficia, atualmente, mais de 110 instituições sociais localizadas em Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Murici, Rio Largo, Palmeira dos Índios e Capela.

Esse trabalho, que complementa, diariamente, mais de 20 mil refeições em Alagoas, só é possível graças à sensibilidade e solidariedade de empresários e feirantes – mais de 390 em Alagoas –, que compreendem a importância de doar alimentos e outros itens que, embora próprios para o consumo, seriam descartados.

Em Alagoas o Mesa trabalha na modalidade Banco do Alimentos, através do qual recolhe alimentos na empresa doadora, transporta até o banco, seleciona, armazena e distribui, preparando as doações para que as instituições possam recolhê-las a cada semana. Diariamente são transportadas cerca de 3.000 kg de alimentos perecíveis.

Mas o Mesa Brasil não apenas coleta e redistribui doações. Seu trabalho é voltado para o exercício da cidadania. Por essa razão, realiza-se, a cada dois meses, a Reunião da Rede Social Mesa Brasil, da qual participam todas as instituições sociais cadastradas. O objetivo é planejar oficinas, minimizar dificuldades e discutir a operacionalização do Banco de Alimentos Mesa Brasil, além da discussão de temas de interesse das instituições como captação de recursos, fortalecimento institucional e voluntariado.

O Mesa Brasil SESC Alagoas realiza ainda oficinas temáticas de aproveitamento integral de alimentos e, em parceria com o SENAC, o Curso de Formação de Manipuladores de Alimentos, destinado às instituições sociais. A participação nos cursos e oficinas é um requisito para a permanência da instituição no programa Mesa Brasil.

O que é preciso para receber doações através do Mesa Brasil SESC?

Alimentos, roupas e outros itens coletados pelo Mesa Brasil SESC só podem ser doados a instituições sociais ativas, com reconhecido trabalho em prol de pessoas em situação de risco social.

Para se cadastrar no Mesa é preciso:

  • Possuir CNPJ;
  • Apresentar ata de reuniões devidamente organizadas;
  • Ter inscrição no Conselho de Assistência Social;
  • Ter projeto social e
  • Servir alimento no prato.

Após cadastrada, a instituição deve participar, com regularidade, do Curso de Formação de Manipuladores de Alimentos, das oficinas temáticas e das reuniões da Rede Social Mesa Brasil.

O que é preciso para tornar-se doador do Mesa Brasil SESC?

Qualquer empresa ou pessoa física podem ser doadores do Mesa Brasil. Para isso, basta entrar em contato com o Mesa e aguardar a visita de um funcionário do SESC.

O Mesa Brasil vai buscar a doação, o que significa que o ato de doar não terá qualquer custo para o doador.

Além de alimentos, são muito bem-vindas doações como produtos de higiene pessoal, material de limpeza, roupas, toalhas, lençóis, utensílios domésticos (como panelas, eletrodomésticos etc) e material escolar. O Mesa Brasil SESC não aceita doações em dinheiro.

Entre em contato

Mesa Brasil SESC Maceió 0800 284 0708
Mesa Brasil SESC Arapiraca 0800 284 2441

POÇO: (82) 2123-2440 ou 0800 284 2440 GUAXUMA: (82)2123-2800
CENTRO: (82) 3201-1350 JARAGUÁ: (82) 3221-1042 ARAPIRACA: (82) 3482-2400
id5 soluções web